Hell Divine: site elege as 10 “não-óbvias” melhores bandas.


Listas de melhores do ano, melhores do século, melhor disso e daquilo, já foram lançadas aos montes por ai. Normalmente as listas são muito contestáveis e sempre muito comentadas pelos fãs mais xiitas. Nunca haverá um consenso, e se sua banda favorita não aparece entre as votadas, é quase motivo de guerra. Ao invés de citar sempre as mesmas e óbvias bandas, foram selecionadas aquelas menos conhecidas e que apresentaram discos excelentes nos últimos anos. Essa lista foi elaborada pelo editor chefe da revista digital de metal Hell Divine e expressa somente o gosto pessoal do mesmo. Portanto, se não concorda, faça sua própria lista. And let the mimimi begin!

1 – Baroness
Essa banda americana fez sua estréia definitiva no cenário mundial quando lançou o disco “Red Album”, em 2007. De lá pra cá, vem ganhando cada vez mais notoriedade através da sua sonoridade calcada no Sludge/Stoner Metal.


2 – Xerath
A mistura de elementos sempre trouxe um sabor especial para o Metal. Muita gente ainda torce o nariz quando se fala em experimentalismo, mas o que o Xerath conseguiu fazer merece aplausos. Prog Death Metal com uma base de teclados que parecem ter saído de um filme de ficção científica, cria um ambiente sombrio e extremamente viciante.


3 – Leprous
A banda Leprous vem da Noruega e ao invés de apostar em algo extremamente técnico e brutal, navega por mares mais calmos e nos brinda com um som totalmente inesperado, leve em sua essência e pesado quando necessário. Progressivo na maior parte do tempo, passeando entre o Metal e o Rock. Recomendado para fãs de Opeth e Pain Of Salvation.


4 – Vildhjarta
Parecia improvável, mas finalmente um grupo que chega aos pés do Meshuggah. O Vildhjarta luta de igual pra igual com os detentores do cinturão do estilo – e a briga é boa. Se sua praia é o Math Metal, ou aquele metal complexo, cheio de partes intricadas e com nível mínimo de melodia, acaba de encontrar sua nova banda favorita.



5 – Son Of Aurelius
Seguindo essa onda de novas bandas que apresentam um som técnico e agressivo, os americanos do Son Of Aurelius desfila em carro aberto com seu Progressive Tech/Death Metal, na linha do The Faceless por exemplo. Os riffs são bastante melódicos e praticamente fritam as caixas de som.


6 – Obscura
A banda Obscura ficou famosa pele som atmosférico e quase que espacial que praticam, sempre acompanhado do baixo sem fretes. A qualidade técnica dos músicos é absurda e a capacidade de criarem músicas inteligentes é incrível. Após lançarem dois incríveis álbuns, o grupo promete pra 2012 um disco com regravações e covers.



7 – Sigh
O Japão nunca foi muito famoso por revelar grandes nomes para o cenário mundial. Em compensação, quando resolvem fazer algo, tenha certeza que será especial. A banda Sigh é daquelas impossíveis de se rotular. Misturam de tudo um pouco e no final, o resultado é incrível. Pense em uma união entre o Rhapsody Of Fire com Dimmu Borgir! Muitos dizem ainda que criaram um novo estilo: Metal Circense!


8 – Nachtmystium
Black Metal com Rock? Isso mesmo, a banda Nachtmystium apresenta um Black’n’Roll bem inusitado. A sonoridade é densa, pesada e obscura. Guitarras e vocais sujos, aliados a uma temática voltada para o abuso de drogas. O Doom Metal se faz presente em vários momentos da audição. Destaque para os discos “The Black Meddle Part I e II”.



9 – Fallujah
Pra uma banda que lançou seu primeiro disco no ano passado, a Fallujah já se posiciona com imponência entre os grandes do estilo. De acordo com a própria banda, eles praticam uma fusão de Depressive Black Metal com o Progressive Death Metal, tudo muito bem encaixado, criando uma atmosfera bastante interessante. Pouco se ouve falar deles por aqui, mas certamente vale a pena dar uma conferida!


10 – Disma
Os amantes do puro Death Metal não foram esquecidos. O Disma apresenta um som direto e sem frescuras, remetendo aos primórdios do estilo. Guitarras sujas, bateria cadenciada e um vocal cavernoso fazem a alegria dos fãs. Altamente recomendado pra quem curte Asphyx e Dismember por exemplo. Composições que viciam logo na primeira orelhada!



Fonte: